Luis Marcelo Mendes

O que esse cara anda fazendo?

A vida de um Consultor de Comunicação, Marca e Design

Luis Marcelo Mendes é jornalista e consultor de organizações culturais, especialista no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais e exposições. Atuação no mercado cultural como curador, professor, palestrante, moderador e na publicação de livros e ensaios.

Experiência como empreendedor e conhecimento abrangente de todos os lados de criativos projetos: as necessidades de gestores, designers, desenvolvedores, provedores de serviços. Profundo conhecimento do segmento cultural. Desde 2011 dedica seu foco ao setor de museus, sendo um dos principais pesquisadores no Brasil sobre branding, desenvolvimento público e tecnologias. Sua trajetória profissional baseada no entusiasmo, capacidade de conceber estratégias e soluções de comunicação e habilidade de atendimento a clientes.

Teve trabalhos premiados em festivais de Design e Multimídia como Bienal de Design da ADG (São Paulo, Brasil); Videobrasil (Internacional Eletronic Arts Festival, São Paulo, Brasil); Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil); Interativo Internacional Show – MECAD – Media Centre d’Art i Disseny (Barcelona, Espanha).

[Download do CV completo] [Também disponível no LinkedIn]

Algumas atividades recentes:

• Projeto de consultoria com o Museu de Arte Contemporânea (MAC Panamá) com o apoio da Fundação Heurtematte. Desenvolveu estratégias de desenvolvimento de públicos, branding e comunicação ao longo de 2017, criando laços de confiança com a comunidade local que gerou um incremento de 106% na visitação geral.
• Projeto de rebranding para o Programa Ibermuseos (2017).
• Consultor especial e jurado do concurso da marca Panamá 500 Años (2016).
Atuou como Consultor de Comunicação in-house, responsável pela criação e coordenação de estratégias de longo prazo para projetos desenvolvidos pela área de patrimônio da Fundação Roberto Marinho, incluindo o Museu do Amanhã, Museu da Imagem e do Som, Paço do Freco e Paraty Cultural.
• Desenvolveu projetos de branding e comunicação para clientes como Biomuseo (Panamá), Alcaldía de Panamá, J.Leiva, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), ICOM – International Council of Museums, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, British Council, Rio 2016, Aliança Francesa e a galeria online State of Wonder (2012-2016).
• Desenvolveu o conceito original e a gestão de comunicação da exposição “From the Margin to the Edge: Brazilian Art and Design in the 21st Century” com 33 artistas e designers brasileiros na Somerset House durante as Olimpíadas de Londres. Coordenação da produção de conteúdo para audioguias, mídias digitais e canais de redes sociais (2012).
• Fundador da empresa de design Tecnopop, onde atuou na gestão da empresa, planejamento, negócios, criação, gerenciamento e atendimento de projetos.

Pesquisador sobre comunicação, branding e relacionamento para museus. Participação em palestras, curador e organizador de eventos do segmento. Atividades recentes:

• Realizou o workshop “Nada além da verdade” em Medellín (2017; Lisboa (2017); Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cidade do Panamá (2016).
• Keynote speaker da Noite Europeia dos Investigadores (Lisboa, 2017) e da abertura da Conferência do ICOM MPR (Taichung, 2014).
• Palestras sobre branding e museus em eventos internacionais: Museums and the Web; Museum Next ; Museum Computer Network; Seminário Transmuseu; Museus para uma Sociedade Sustentável; Festival SESI Cultura Digital; Seminário Fomento Presente e 8°Encontro Paulista de Museus.
• Palestras sobre gerenciamento de projetos criativos na Casa Galván/UAM (México, 2016) e SuperLab Sessions (Rio de Janeiro, 2015).
• Moderador na conferência Museo Reimaginado (Buenos Aires, 2015); Conferência Internacional Museus Para Quê? (Rio de Janeiro, 2016) e do debate Museus e seus Públicos (Rio de Janeiro, 2015), promovidos pelo British Council .
• Vice-Chair do grupo Media Production and Branding do Museum Computer Network (2015/2016).


• Membro do comitê de avaliação de propostas da conferência Museums and the Web (2015/2017).


• Jurado do prêmio Media and Technology MUSE Awards da Aliança Americana de museus (2015/2017).


• Organizador dos eventos Museums Showoff:Rio (2014/2016) e Drinking About Museums (2013/2014).
• Curadoria da exposição e livro “André Stolarski: Fale mais sobre isso” (Rio de Janeiro, 2014).
• Curadoria e organização do “Taller de innovación y tecnología interactiva en espacios culturales”(Biomuseo, 2017) e do evento Museus e Cidades Criativas: Inovação, Conexão e Cultura (Parque Lage, 2012).
• Professor dos cursos Laboratorio TyPA de Gestión en Museos (Buenos Aires, 2016/2017); Gestão e Produção Cultural (FGV, 2015/2017); MBA em Gestão de Museus (UCAM/ABCG, 2015/2017) e Cidades Criativas: Empreendedorismo e Inovação (PUC – RJ, 2015).

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!